quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ignoto

Esse texto poderia ter vários nomes, mas vai ficar sem um mesmo. Alguns dias atrás eu tava pensando que, se cada vez que pensasse em escrever eu o de fato fizesse, já teria duas biografias, três livros de ficção e uns oito de auto-ajuda (apesar de eu odiar livros de auto-ajuda). Na verdade, venho percebendo que um blog é uma coisa diária, quase que um diário de adolescente (nem sei se as de hoje ainda escrevem!), pois, se não retratar o momento “24h” que se passa com uma pessoa, acaba sendo uma grande repetição de sentimentos iguais e imutáveis. Assim é mesmo a vida, um marasmo em coisas que parecem nunca ter fim.

Está cada dia mais frio aqui. Não tem passado dos 17 graus nenhuma hora do “dia”. As pessoas vão ficando mais fechadas, chatas e “de mal com o mundo”, que durante 8 meses será frio, escuro e “um saco” para eles. Estou começando a entender esse sentimento, porque, realmente, não tem como sorrir e achar que a vida é bela, não desse jeito.

“Eu canto porque o instante existe / e a minha vida está completa.”
(Cecília Meireles, Obra Poética)

Talvez conseguir dizer essa frase um dia seja um luxo. O canto de hoje tenta entender o que me acontece e tenta me dar forcas pra continuar. “É, pode ser que a maré não vire, pode ser de o vento vir contra o cais, e se já não sinto teus sinais, pode ser de A VIDA ACOSTUMAR...”. Às vezes eu perco mesmo a esperança de que as coisas melhorem ou que fiquem mais fáceis, mas, ao mesmo tempo me pergunto “quem falou pra você que a vida é fácil?”. Resposta: ninguém. Então, a vida é isso: luta, superação, refazimento e redescobrimento. Aliás, essas duas últimas palavras têm sido de ordem para mim há tempos.

Não estar sendo fácil não quer dizer que não sou feliz. Ao contrário, se a maré não virar e o vento vier contra o cais, eu tenho forças pra lutar, tenho saúde pra suportar e tenho o apoio das pessoas que me amam e que as amo para me erguer, caso seja tudo demais. Tenho que agradecer a Deus por todos que tenho e não reclamar do que quer que seja em minha vida. O que não quer dizer que esta esteja fácil. O que não quer dizer que devo forçar em apenas dizer coisas boas sobre o que acontece comigo. Pobres opiniões confusas de um mero ser controverso e cheio de nada.

Bem, mas, quem falou mesmo que a vida é fácil? NINGUÉM.

Nenhum comentário: